Textos injuntivos (Receita)

Os textos injuntivos ou instrucionais caracterizam-se por motivar uma ação no leitor. Temos como exemplos as receitas culinárias, os manuais de instrução, o anúncio publicitário, as instruções de jogos, etc.
Ainda no primeiro bimestre, foi solicitado aos alunos do primeiro ano do Colégio Cometa que produzissem uma receita mirabolante, para acabar com um problema difícil, quase impossível, e como resposta, temos este ótimo exemplo para acabar com os políticos corruptos no Brasil:

Extermínio dos políticos corruptos

Os políticos brasileiros têm se envolvido em escândalos de corrupção. Ouve-se falar em cada coisa absurda como políticos pondo dinheiro na cueca, nas meias, com justificativas sem lógica.
Investigando, encontrei um livro dos meus antepassados, nele encontrei a receita de uma porção que tinha o poder de fazer as pessoas ficarem honestas. Então decidi ir em busca dos ingredientes. Para preparar esta porção precisei de um fio de pelo de urso polar, duas escamas de peixe-elétrico, quatro ovos de urubu branco, um litro de água do rio Nilo, uma pitada de raspas de chifre de rinoceronte e quatro dentes de alho. O cozimento deve ser feito em um caldeirão de alguma tribo canibal e finaliza servindo com porcelanas do primeiro rei da França. A porção deve ser feita em lua minguante para não ocorrer efeitos colaterais.
O político corrupto que tomar esta porção passa a se preocupar com as pessoas mais carentes, usa o dinheiro para fazer obras que beneficiem o povo, investe em educação, saúde, lazer e esporte. Se esta porção não fosse amarga, o Brasil seria outro.
Amábile Ferreira Rocha, aluna da 1ª série do ensino médio do Colégio Cometa

3 Response to "Textos injuntivos (Receita)"

  1. Apanhador de sonhos says:
    27 de maio de 2010 às 18:06

    Adorei o texto, Como seria bom se existisse realmente uma porção mágica para exterminar os políticos corruptos. By: Inaiana Costa

  2. O Pedagogo says:
    23 de outubro de 2011 às 08:19

    Gostei!!!

  3. Ritson says:
    25 de março de 2012 às 12:40

    poxa, legal... pude compreender textos injuntivos ;D me ajudou bastante esse exemplo ashuahsuahs

Postar um comentário