Autoespeculação

Sempre gostei de escrever, arrisco em dizer que sou bem melhor com as palavras do que com as pessoas que aproximam-se de mim. Escrever, registrar fatos pessoais nunca foi meu hobby. Interesso-me por assuntos sociais, políticos, temas universais que abrangem pessoas que não necessariamente estão ao meu lado para serem 'lembradas', seja em que aspecto for.
A questão é que hoje devo escrever algo sobre mim, algo que me marcou, um dia feliz ou triste, mas sobre mim. É mais um daqueles trabalhos escolares que, não diria chatos, vão de encontro com nossas peculiaridades de caráter, e nos persegue um dia inteiro (quando pouco) com uma incômoda interrogação: "O que fazer?"
Na autoespeculação de como produzir o texto que me solicitaram, entrei num turbilhão de questionamentos quanto a repulsa de escrever sobre o meu eu: O que tanto temo? Por que essa negação?
Bem, algumas vezes arrisquei escrever sobre mim, acontecimentos que me cercavam, seus significados no dado momento. Mas quando me punha pronta para escrever milhares de pensamentos me atropelavam, uma mistura de sentimentos mais variados, indagações sobre os mesmos...e as palavras, aquelas com as quais me dou tão bem, tornavam-se minhas inimigas: eram insuficientes, contraditórias, sem me permitir chegar a um ponto final.
Um ponto final, objetividade que nunca, acredito, será alcançado quando o assunto é o ser humano. Talvez tenho pecado em cobrar muito de mim, de ser algo definitivo, de não compreender em mim o ciclo que todo ser humano passa e que analiso tão abertamente em muitos textos, as mudanças de opinião, as dúvidas.
Fica aqui o registro de um dia que, mesmo indiretamente, uma pessoa fez com que eu olhasse mais para mim e tentasse, não compreender, mas primeiramente me perceber.

Jaqueline Santana, aluna do 3º ano do Colégio Cometa

0 Response to "Autoespeculação"

Postar um comentário